Recife - Boa Noite, hoje é 15/01/2019 - 21:17
Saiba mais sobre o Rio Beberibe PDF Imprimir E-mail
Seg, 30 de Julho de 2012 11:04

 

 

Localização

A bacia do Beberibe se localiza na Região Metropolitana do Recife e está dividida pela BR-101 em dois setores distintos, em termos de ocupação. A oeste desta rodovia a área da bacia apresenta baixo índice de ocupação, com resquícios da Mata Atlântica. À leste da BR, apresenta elevado índice de ocupação urbana.

O Rio Beberibe nasce no Município de Camaragibe, pela confluência dos rios Pacas e Araçá, caracterizando-se como um rio de pequena extensão. Sua bacia hidrográfica envolve parcelas dos municípios de Recife, Olinda e Camaragibe.

 

Características da Calha

Em períodos normais, o rio Beberibe apresenta uma calha estreita, com largura aproximada de seis metros em grande parte do seu percurso, alargando-se apenas no seu trecho final, próximo a foz, quando sofre influência das marés altas. Esta largura de leito só é passível de alteração em períodos de enchentes

No final de seu curso, o rio Beberibe corre paralelo ao mar na direção sul até sua foz, onde se encontra com o Capibaribe e desembocam juntos no Oceano Atlântico.

 

O Encontro das Águas

Em todo o seu percurso ele recebe as águas dos afluentes: Pimenteiras, Secca, Marmajudo, Dois Unidos, Água Fria, Assador de Varas ou Chã de Piabas, Beringué ou Roncador, Quimbuca, Tapa d’Água ou Coelhas, Lava-Tripas, e o Beberibe-mirim ou Morno. Hoje, dentre seus principais afluentes, estão o Canal da Malária, o Córrego do Euclides e o Canal Vasco da Gama. O rio Beberibe passa ao norte da cidade do Recife, misturando-se às águas do rio Capibaribe, que vêm do sul.

 

Origem do nome

Há certa polêmica quanto ao significado da palavra Beberibe. Alguns consideram que significa lugar onde cresce a cana; outros afirmam que o nome vem do tupi labebier-y, que significa rio das raias, dos peixes chatos; e outros ressaltam que o nome vem de bebé e ribe, que significa voar em bando, referindo-se aos pássaros que se reuniam nas margens daquele rio.

 

População

A área da Bacia do Rio Beberibe apresenta hoje uma população total que se aproxima dos 590 mil habitantes distribuídos ao longo de seu pequeno território, transformando-a em uma área predominantemente urbana e de alta densidade demográfica, com cerca de 7.300 hab/km². Registra a maior concentração de assentamentos de baixa renda da RMR, espalhados em áreas de risco, em morros e alagados e apresenta os menores índices de atendimento em infra-estrutura urbana.

 

Problemas do Beberibe

O Rio Beberibe, situado na Região Metropolitana do Recife, é um dos mais poluídos do Estado de Pernambuco, em decorrência do déficit de saneamento básico de Olinda e Recife e tem seu curso comprometido pela ocupação informal das encostas que o margeiam.

Extensas áreas de encostas com solo exposto (nos sedimentos areno-argilosos da Formação Barreiras) estão sujeitas a erosão hídrica nos períodos chuvosos, assoreando o canal fluvial e desencadeando problemas de obstrução da navegabilidade.

Por outro lado, os assentamentos precários instalados em encostas e nas margens do rio, contribuem decisivamente para a contaminação de suas águas e aumento de doenças de veiculação hídrica devido à falta de saneamento básico.

 

Voltar