Recife - Boa Noite, hoje é 27/06/2017 - 23:04
Controle de cheias PDF Imprimir E-mail
Qua, 13 de Julho de 2011 10:43

Saiba mais sobre o sistema de barragens que será construído na Mata Sul do estado

Histórico
A região da Mata Sul pernambucana tem sido atingida por frequentes cheias. Nos anos de 2000, 2005, 2010 e 2011 as chuvas provocaram grandes estragos na região e, além de acarretar perdas humanas, trouxeram prejuízos materiais à população.

As enchentes foram ocasionadas devido às mudanças climáticas que vem provocando chuvas mais intensas, às características do relevo das bacias hidrográficas e à ocupação indevida de áreas do leito do rio para construções residenciais e comerciais.

Mapeamento da área
Após a enchente de 2010, a SRHE/Apac contratou serviços de mapeamento digital a laser de alta precisão para levantamento topográfico nas áreas da Bacia do Una, Mundaú e Sirinhaém. O levantamento foi feito através de modernos equipamentos que registraram imagens aéreas numa faixa de 850 metros de cada lado dos rios e, numa escala mais detalhada, também foi estudado o mapeamento topográfico das cidades, sobretudo as atingidas pelas enchentes.

O serviço realizado permitiu a geração de modelos tridimensionais digitais, altamente precisos e densos, que dão suporte ao desenvolvimento de soluções de engenharia. Além de permitir o detalhamento de áreas inundáveis do sistema de simulação de enchentes a ser operado pela Apac, o trabalho realizado está viabilizando também o desenvolvimento mais rápido dos projetos das barragens de contenção de cheias. Os serviços receberam investimento de R$ 1,2 milhão e foram realizados num prazo de sete meses.

iamgem

Tire suas dúvidas sobre a Barragem de Serro Azul!

Áreas atendidas

O Sistema Integrado de Contenção de Cheias na Mata Sul deverá controlar as enchentes em áreas das bacias hidrográficas dos rios Una e Sirinhaém.

Ouça abaixo uma entrevista com o Secretário Executivo de Recursos Hídricos, Dr. Almir Cirilo, sobre a construção das barragens de contenção de cheias em Pernambuco. Reportagem: Rádio SEI em 13/09/2011.

No mp3 file found

Bacia do Una
As barragens vão proteger das enchentes uma área da bacia hidrográfica do Una de 2.060,23km² (30,58% da área total), correspondente ao médio e baixo curso, onde estão inseridas áreas de 28 municípios, sendo dez  sedes municipais (Belém de Maria, Catende, Cupira, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, São Benedito do Sul, Água Preta e Barreiros).

A bacia deste rio abrange uma área de 6.740,31km,² que  representa um percentual de 6,37% do total do Estado. Abrange 42 municípios, dos quais 26 tem suas sedes inseridas na bacia, além de um grande número de pequenas localidades, distribuídas ao longo de toda a bacia.

Bacia do Sirinhaém
A barragem de Barra de Guabiraba ocupará uma área de 300,16km2 na porção superior da bacia do rio Sirinhaém. O projeto básico que vai fornecer mais detalhes da obra ainda não foi concluído.

Barragens

BARRAGEM MUNICÍPIO

CURSO D'ÁGUA BARRADO

BACIA HIDROGRÁFICA

CAPACIDADE DE ACUMULAÇÃO (m³)

FINALIDADE
Igarapeba São Benedito do Sul Rio Pirangi Rio Una 42.500.000 abastecimento/controle de cheias
Serro Azul Palmares Rio Una Rio Una 303.000.000 abastecimento/controle de cheias
Panelas II Cupira Rio Panelas Rio Una 17.000.000 abastecimento/controle de cheias
Gatos Lagoa dos Gatos Riacho dos Gatos Rio Una 6.300.000 abastecimento/controle de cheias
Barra de Guabiraba Barra de Guabiraba Rio Sirinhaém Rio Sirinhaém 16.000.000 controle de cheias

Investimentos

A construção das cinco barragens de contenção de cheias tem investimento estimado de R$ 650 milhões. Os recursos financeiros são do Governo de Pernambuco e Governo Federal.

Benefícios

A construção dos reservatórios irá beneficiar cerca de de 150.000 pessoas em oito municípios da bacia do rio Una e aproximadamente 11.000 na bacia do rio Sirinhaém. Além da proteção das cidades  contra enchentes, as barragens podem contribuir para abastecimento de população urbana e rural, a produção irrigada de verduras e proporcionar condições de lazer.

(Veja abaixo uma ilustração que mostra onde serão implantadas as barragens)

arte barragens

Cadastramento de famílias

A construção das barragens de contenção de cheias na Mata Sul de Pernambuco vai beneficiar centenas de pessoas do estado porque trará desenvolvimento, oportunidade de emprego e melhoria de vida para a população. Em contrapartida, algumas famílias terão que sair de suas casas para a implantação dos reservatórios.

Para minimizar o impacto dessa mudança e auxiliar a população, está sendo realizado o cadastro das famílias residentes nas áreas que serão desapropriadas para a construção das barragens. Uma equipe de 30 técnicos, coordenada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), vai visitar todas as casas localizadas nas áreas a serem utilizadas para a construção das barragens.

Os técnicos vão aplicar questionários sócio-econômicos para fazer a caracterização das famílias a serem realocadas e transferidas para moradias semelhantes em outras áreas. Para a coleta dos dados está sendo utilizado o Sistema de Informações Territoriais (SIT), um aparelho móvel semelhante a um pequeno computador, que possibilita mapear a área, tirar fotos, entre outras funções e agiliza o envio das informações coletadas para o Itep, via internet.

Clique na imagem abaixo para fazer o download da Cartilha sobre as Barragens de Controle de Cheias

capacartilha

Confira ao lado uma entrevista com o Secretário de Recursos Hídricos e Energéticos do Estado, João Bosco de Almeida, sobre a construção da barragem de Serro Azul.

Reportagem: TV Asa Branca/ Caruaru

Informativos - Itep

pdf Informativo 1

pdf Informativo 2